Preferências
Para garantir uma boa experiência, este site utiliza cookies. As estatísticas são armazenadas ou têm acesso técnico apenas para fins estatísticos. Para o marketing, dados são armazenados ou têm acesso técnico essencial para criação de perfis de usuário para fins de marketing.
MBR
BIORREATOR DE MEMBRANAS
O Sistema MBR é o resultado da combinação do processo de tratamento biológico de efluentes e da separação por membranas. Estes processos são tecnicamente similares aos tratamentos convencionais de efluentes, exceto pelo sistema de separação de lodos ativados e da melhor qualidade obtida no efluente tratado.
O sistema de tratamento biológico será composto de Reatores Aeróbios que serão responsáveis pela remoção da carga da matéria orgânica e promoção da nitrificação biológica, ou seja, a conversão de todo o nitrogênio orgânico e amoniacal a compostos oxidados, tais como nitritos e nitratos.
Quando se precisa de baixas concentração de nitrito e nitrato se faz necessário também a implementação de um reator anóxico com recirculação interna com o reator Aeróbio. O reator anóxico possui bactérias que fazem com que o nitrato seja convertido em nitrogênio e escape para a atmosfera, processo esse chamado de desnitrificação.
No reator Aeróbio do MBR é utilizado um processo de aeração prolongada, onde a biomassa permanece no sistema por um período mais longo que os sistemas convencionais. Devido a isso é possível utilizarmos reatores de tamanho reduzido e a geração do lodo é menor e com lodo já estabilizado.
As membranas têm a função de reter a biomassa, substituindo os decantadores das estações de tratamento biológico convencionais, o que garante a produção de um efluente tratado com alta qualidade, uma vez que as membranas retêm totalmente a biomassa não havendo escape de sólidos no efluente tratado.
As membranas podem reter o lodo ativado em altas concentrações, permitindo a remoção mais eficiente da DBO e de nitrogênio.
VANTAGENS
- Ocupa uma menor área que sistemas convencionais
- Gera menos lodo que sistemas convencionais
- O lodo gerado já está estabilizado
- Não há escape de sólidos
- Qualidade do efluente tratado superior (turbidez < 1NTU)
- Maior facilidade para reuso de efluentes
PRINCIPAIS APLICAÇÕES
- Tratamento de Efluentes Sanitários e Industriais
- Reforma de plantas de tratamento existentes quando há necessidade de aumento de vazão ou aumento de carga de alimentação