Cookies

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência enquanto navega. Ao usar nosso site você consente com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos e Condições.

INDUSTRIAL/ENERGIA

PRINCIPAIS CLIENTES

ÁGUA PARA
ALIMENTAÇÃO DE CALDERIA

PURGA DE
TORRE DE RESFRIAMENTO

REUSO/TRATAMENTO
DE EFLUENTES

ÁGUA PARA ALIMENTAÇÃO DE CALDEIRA

Água superficial é a água proveniente de fontes acima do solo, como rios, lagos, pântanos ou oceano, e adquire suas características a partir do meio com o qual entra em contato. Normalmente contém vários contaminantes, como sedimentos e argilas, minerais e sais dissolvidos, material orgânico da vegetação e da vida selvagem, algas, bactérias, protozoários, vírus e poluentes artificiais.

As águas superficiais fornecem uma fonte de água conveniente e confiável para usos municipais e industriais. Caldeiras a vapor usadas em usinas industriais e de energia requerem água de alimentação de alta pureza para garantir o funcionamento adequado. Ao remover uma alta porcentagem de sólidos e contaminantes da alimentação, é possível o uso de água de superfície tratada como uma alternativa econômica à água municipal.

As caldeiras a vapor requerem água consistente e de alta qualidade para operação, apesar das mudanças nas qualidades da água bruta para garantir um processo eficiente e geração de vapor de qualidade. Um sistema de tratamento de água de alimentação de caldeira é normalmente composto de várias tecnologias individuais que atendem às necessidades específicas de tratamento de água de alimentação de caldeira. O sistema de tratamento de água de alimentação da caldeira mais adequado ajudará a evitar tempo ocioso da planta, manutenção cara e falha da caldeira como resultado de incrustação, corrosão e incrustação da caldeira e do equipamento a jusante. Por exemplo, caldeiras de baixa pressão podem precisar apenas de osmose reversa ou troca iônica para atingir o nível apropriado de pureza da água, enquanto outras podem exigir um sistema completo de tratamento de água, incluindo coagulação e floculação, telas e filtros, ultrafiltração, troca iônica, osmose reversa ou nanofiltração e trocador de leito misto para produzir água ultra pura.
Para produzir essa água, todas as bactérias e material orgânico, sólidos em suspensão (TSS) e sólidos dissolvidos (TDS), como dureza, ferro, sílica, sódio e cloretos, devem ser removidos. A Fluid Brasil fornece a solução adequada para produzir água de alta qualidade necessária para caldeiras a vapor.

TECNOLOGIAS RELACIONADAS

Produto de exemplo 1

Ultrafiltração

Produto de exemplo 1

Osmose Reversa

Produto de exemplo 1

Troca Iônica

PURGA DE TORRE DE RESFRIAMENTO

A recuperação e reutilização de água e esgoto em aplicações industriais, tornou-se uma tendência crescente na última década, devido à crescente demanda e escassez de água. Na verdade, o tratamento de água, incluindo o uso de RO, é estimado em mais de 30 por cento de todas as vendas de tratamento de água industrial em todo o mundo. O RO agora é usado para tratar a purga da torre de resfriamento reciclada em aplicações de descarga líquida zero (ZLD), bem como para purificar a água de alimentação da caldeira.

Muitas plantas industriais usam torres de resfriamento como um meio eficiente de remover grandes quantidades de calor de equipamentos quentes. O resfriamento dessas plantas requer uma quantidade considerável de água, normalmente 80% ou mesmo até 90% das necessidades totais de água da planta. Para tratar e reutilizar essa água em vez de água doce, foi introduzida a tecnologia de membrana.

A água fria que circula pela planta absorve o calor do equipamento e se torna mais quente. Quando esta água quente circula de volta para a torre de resfriamento, parte da água é perdida devido à evaporação ou ao efeito de nebulização (quando a água é perdida por flutuação no ar). Conforme a água pura evapora do sistema, alguns dos sólidos dissolvidos (TDS) são deixados para trás, fazendo com que o TDS restante na água se torne mais concentrado. Se esse processo for continuado, os minerais dissolvidos se concentram a um ponto em que não permanecem mais na solução. Minerais menos solúveis como cálcio, magnésio e sílica podem precipitar para formar sais insolúveis que podem escalar na torre ou no equipamento da fábrica. Por essas razões, as torres de resfriamento devem ser operadas de forma a manter os minerais dissolvidos em solução. Freqüentemente, isso é feito purgando uma pequena quantidade de água concentrada da torre de resfriamento para drenar, enquanto se substitui a água perdida pela evaporação e sangria com água de reposição da torre de resfriamento fresca.

A maioria das torres de resfriamento usa água potável como suprimento de reposição. No entanto, à medida que o suprimento de água doce diminui e o custo por m³ aumenta, as fábricas são cada vez mais forçadas a usar fontes alternativas, como água recuperada de estações de tratamento de águas residuais municipais ou industriais ou, em vez de descarregar água e substituí-la por água doce, a torre de resfriamento a purga pode ser tratada para reutilização. Muitas indústrias estão contando com a reutilização da purga da torre de resfriamento para reduzir seus custos operacionais. Embora o uso de água recuperada reduza o uso de água doce, o tratamento da água residual pode ser necessário para torná-la adequada para uso na torre de resfriamento.

TECNOLOGIAS RELACIONADAS

Produto de exemplo 1

Ultrafiltração

Produto de exemplo 1

Osmose Reversa

Produto de exemplo 1

Filtração

REUSO/TRATAMENTO DE EFLUENTES

A recuperação e reutilização de água e esgoto em aplicações industriais tornou-se uma tendência crescente na última década devido à crescente demanda e escassez de água.
A indústria é responsável pelo consumo de 22% da água, enquanto a agricultura utiliza 70% e o uso doméstico fica com 8%. Um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que em 2030 o planeta vai precisar de 40% a mais de água. Além disso, outro dado preocupa: o desperdício de água supera os 50% nas cidades. Considerada como um recurso natural renovável, a água para uso industrial e doméstico só consegue recuperar suas qualidades se corretamente tratada.
Para a indústria, que em muitos casos não necessita de água potável, uma das alternativas mais aplicáveis é a reciclagem do recurso. Isso é possível por meio do tratamento dos efluentes industriais. A água descartada pela indústria não tem os parâmetros necessários para o consumo humano, mas pode ser reutilizada para outros fins. Por exemplo, a indústria aplica em lavagem de reatores e tanques móveis, torres de resfriamento, caldeiras, lavagem de maquinário e de pátios, entre outros.

TECNOLOGIAS RELACIONADAS

Produto de exemplo 1

Ultrafiltração

Produto de exemplo 1

Osmose Reversa

Produto de exemplo 1

Ozônio

Contato

Telefone:
+55 (11) 3378-7521

     Whatsapp:
          +55 (11) 98242-0185   +55 (11) 98420-6382

                   

          +55 (11) 98527-2255

         

Endereço:
Av. Marginal Norte da Via Anhanguera, 53700, Vila Rami - Jundiaí - SP - CEP 13206-316

Não é permitido essa ação.