Preferências
Para garantir uma boa experiência, este site utiliza cookies. As estatísticas são armazenadas ou têm acesso técnico apenas para fins estatísticos. Para o marketing, dados são armazenados ou têm acesso técnico essencial para criação de perfis de usuário para fins de marketing.
FILTRO A GRAVIDADE
FILTRO A GRAVIDADE
A filtragem por gravidade, é um processo que utiliza a força da gravidade para remover os contaminantes do fluido, nesse processo o fluido atravessa uma manta de papel filtrante cuja abertura define os tamanhos de partículas retidos. Os filtros dessa tecnologia possuem características de operação e manutenção extremamente fáceis.
Os filtros à gravidade são indicados para filtragens em operações diversas, como lavagens, retificas, brunimento, e demais operações que produzem cavacos particulados. Esse modelo de filtro, possui um alimentador que abriga um rolo de papel filtrante, que por sua vez apoia-se em uma tela articulada, totalmente vazada, essa tela funciona como a correia de um transportador, onde o papel apoia-se. A geometria do transportador confirma a tela e o papel na forma de concha, fazendo o fluido atravessar o papel para cair em um tanque limpo, localizado logo abaixo do transportador, retendo as impurezas no processo. O acúmulo de impurezas na superfície do papel filtrante reduz gradativamente a permeabilidade do papel, resultando assim em um aumento do nível do líquido na concha, ao atingir um determinado nível, uma boia é acionada fechando um contato elétrico, que liga o transportador e o papel filtrante sujo, é arrastado automaticamente para fora até que o nível do líquido abaixe novamente, quando então a boia desligará o transportador de arraste do papel.
VANTAGENS
- Excelente relação custo X benefício
- Automação simples
- Operação e manutenção simples
- Baixo consumo de energia
- Flexibilidade de aplicação
- Filtragem eficiente
PRINCIPAIS APLICAÇÕES
- Retifica, lavadoras, Brunimento, usinagem em geral
- Ferro fundido, alumínio, plásticos, aço carbono, aço inox